Pós-graduações

Pós-graduação em Tour Guiding

Formação Contínua em Património Cultural e Línguas de Especialidade

VII Edição (2017-2018)
Um curso especializado na actividade profissional do Guia-Intérprete. Formação contínua e especializada em património cultural e idiomas técnicos

Total de Horas Lectivas

300 Horas Letivas

ECTS

40,5 ECTS

Horário / Início

Decorre no Campo Grande, 376, às Sextas-feiras das 19h00 às 22h15, e Sábados das 9h30 às 12h45 e das 13h45 às 17h00.

Início no final de setembro de 2017

Coordenação

  • Mestre Marco António Noivo
  • Dr. Didier Sarnago

Apresentação

No conjunto das profissões do Turismo, a actividade profissional do Guia-Intérprete será porventura das que exige uma maior especialização e, simultaneamente, diversidade nos vários campos do saber e do saber-fazer. Exige domínio dos idiomas, o conhecimento extenso mas abrangente da cultura e das suas manifestações, a interpretação dinâmica do Património Material e Imaterial, passando pelo conhecimento da Arte, da História, da Geografia, das nossas Gentes e das outras Gentes, seus costumes e vivências.

Parte fulcral desta nossa formação é a preparação necessária para a prática profissional, o estudo e a simulação das competências operacionais aplicadas nas visitas guiadas, nos Circuitos e em todos os cenários em que o Guia interage em parceria com os outros agentes do turismo. A liberalização do acesso a esta profissão iniciada em Julho de 2011 desregulamentou e deixou em aberto os critérios anteriormente exigidos para se exercer a profissão de Guia-Intérprete. Não obstante, a profissão continuará enquanto houver Turismo e a competência operacional, a experiência e os vastos conhecimentos continuarão a ser as mais valias do guia bem sucedido.

A Pós-Graduação em Tour Guiding vem proporcionar conhecimentos específicos e práticas operacionais que visam o exercício da profissão de Guia Intérprete. O Tour Guiding é uma actividade de grande exigência pluridisciplinar no Turismo, permitindo uma polivalência única baseada nos domínios das Línguas estrangeiras, História, Património e Cultura Portuguesa.

Objetivos

Esta Pós-Graduação é especialmente concebida para a formação e/ou requalificação daqueles que pretendem especializar-se no domínio dos conhecimentos e competências dos Guias-Intérpretes Nacionais.

Competências

Os participantes aprovados no plano formativo da PG em Tour Guiding verão certificadas as suas competências em: Tour Management, Tour Guiding, Criação de Produto Turístico, Fluência nos idiomas técnicos leccionados.

Para esse fim será emitido o Certificado de Competências no final do plano formativo, com a indicação das Unidades Curriculares e respectiva avaliação, além da inclusão das visitas guiadas e Circuitos em que o aluno participou.

Saídas Profissionais

Competências na atividade profissional do Guia-Intérprete Nacional.

Destinatários

Licenciados ou Bacharéis em Turismo ou noutras áreas que por motivos profissionais, pretendam aprofundar competências profissionais e conhecimentos nas áreas do Património Cultural e das Línguas de Especialidade.

Brochura

DisciplinasECTSHorasDocente
Prática Profissional de Guia-Intérprete 7 54 Mestre Marco António Noivo
Circuitos, Rotas e Territórios Turísticos 4,5 33 Mestre Marco António Noivo
Identidade e História de Portugal 5 36 Dr. António Silva
Herança Cultural e Tradições Portuguesas 4,5 33 Dra. Maria José Almeida
História da Arte em Portugal: Análise e Interpretação da obra de Arte 5,5 42 Dr. Paulo Santos da Costa
1ª Língua Técnica (Inglês ou Francês ou Alemão ou Espanhol) 7 51 Dra. Evelyn Sanches, Mestre Didier Sarnago, Drª Gabriela Antunes, Dra. Rocio Penate
2ª Língua Técnica (Inglês ou Francês ou Alemão ou Espanhol) 7 51 Dra. Evelyn Sanches, Mestre Didier Sarnago, Drª Gabriela Antunes, Dra. Rocio Penate
Totais 40,5 300  

Informação Adicional

O INP possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o INP dispõem igualmente da DRIE - Direção de Relações Internacionais e Empreendedorismo.

Mestre Marco António NOIVO Guia-Intérprete Nacional, Licenciado em Turismo e Mestre em História da Arte, Docente do INP, coordenador e Guia dos Circuitos do INP
Drª Maria José ALMEIDA
Antropóloga, Guia-Intérprete Nacional, Docente
Dr. Paulo Santos da Costa Investigador e Historiador da Arte com acção desenvolvida na Santa Casa da Misericórdia, Licenciado e Pós Graduado em História da Arte
Dr. António SILVA Licenciado em História e professor especializado em História de Portugal.
Drª Evelyn CARNEGIE SANCHES (de Nacionalidade Escocesa) Professora de Inglês, Pós-graduada em Tour Guiding e Guia-intérprete Nacional.
Dr. Didier SARNAGO (de Nacionalidade Francesa)
Professor de Francês, Membro do Júri dos Exames Nacionais de Guias/Intérpretes, Formador credenciado da Escola de Hotelaria de Lisboa, Docente do INP.
Drª Gabriela Antunes Doutorada em Estudos Germânicos na Universidade de Estrasburg, professora de Alemão.
Drª Rocio PEÑATE (de Nacionalidade Espanhola)
Professora de Espanhol e Docente do INP

Disciplinas Avulsa

Possibilidade de inscrição nas várias Unidades Curriculares.

"A Pós-graduação em Tour Guiding deu-me as ferramentas necessárias para reforçar e orientar os meus conhecimentos. A objectividade dos conteúdos e a dedicação dos professores transmitiram-me a confiança necessária para enfrentar o futuro e, espero com sucesso, atingir os meus objectivos: tornar-me Guia Intérprete."
Andreia Swart Conceição, Guia-Intérprete Nacional, antiga aluna da Pós-Graduação em Tour Guiding
"Uma pós-graduação que, além da óptima preparação, marcou sem dúvida pela qualidade e profissionalismo dos docentes."
André Silva, Guia-Intérprete Nacional, antigo aluno da Pós-Graduação em Tour Guiding.

Contactos