Pós-graduações

Pós-graduação em Tour Guiding

Formação Contínua em Património Cultural e Línguas de Especialidade

VII Edição (2017-2018)
Um curso especializado na actividade profissional do Guia-Intérprete. Formação contínua e especializada em património cultural e idiomas técnicos

Total de Horas Lectivas

300 Horas Letivas

ECTS

60 ECTS

Horário / Início

Decorre no Campo Grande, 376, às Sextas-feiras das 19h00 às 22h15, e Sábados das 9h30 às 12h45 e das 13h45 às 17h00.

Início no final de setembro de 2017

Coordenação

  • Mestre Marco António Noivo
  • Dr. Didier Sarnago

Apresentação

No conjunto das profissões do Turismo, a actividade profissional do Guia-Intérprete será porventura das que exige uma maior especialização e, simultaneamente, diversidade nos vários campos do saber e do saber-fazer. Exige domínio dos idiomas, o conhecimento extenso mas abrangente da cultura e das suas manifestações, a interpretação dinâmica do Património Material e Imaterial, passando pelo conhecimento da Arte, da História, da Geografia, das nossas Gentes e das outras Gentes, seus costumes e vivências.

Parte fulcral desta nossa formação é a preparação necessária para a prática profissional, o estudo e a simulação das competências operacionais aplicadas nas visitas guiadas, nos Circuitos e em todos os cenários em que o Guia interage em parceria com os outros agentes do turismo. A liberalização do acesso a esta profissão iniciada em Julho de 2011 desregulamentou e deixou em aberto os critérios anteriormente exigidos para se exercer a profissão de Guia-Intérprete. Não obstante, a profissão continuará enquanto houver Turismo e a competência operacional, a experiência e os vastos conhecimentos continuarão a ser as mais valias do guia bem sucedido.

A Pós-Graduação em Tour Guiding vem proporcionar conhecimentos específicos e práticas operacionais que visam o exercício da profissão de Guia Intérprete. O Tour Guiding é uma actividade de grande exigência pluridisciplinar no Turismo, permitindo uma polivalência única baseada nos domínios das Línguas estrangeiras, História, Património e Cultura Portuguesa.

Objetivos

Esta Pós-Graduação é especialmente concebida para a formação e/ou requalificação daqueles que pretendem especializar-se no domínio dos conhecimentos e competências dos Guias-Intérpretes Nacionais.

Competências

Os participantes aprovados no plano formativo da PG em Tour Guiding verão certificadas as suas competências em: Tour Management, Tour Guiding, Criação de Produto Turístico, Fluência nos idiomas técnicos leccionados.

Para esse fim será emitido o Certificado de Competências no final do plano formativo, com a indicação das Unidades Curriculares e respectiva avaliação, além da inclusão das visitas guiadas e Circuitos em que o aluno participou.

Saídas Profissionais

Competências na atividade profissional do Guia-Intérprete Nacional.

Destinatários

Licenciados ou Bacharéis em Turismo ou noutras áreas que por motivos profissionais, pretendam aprofundar competências profissionais e conhecimentos nas áreas do Património Cultural e das Línguas de Especialidade.

Brochura

DisciplinasECTSHorasDocente
Prática Profissional de Guia-Intérprete 7 54 Mestre Marco António Noivo
Circuitos, Rotas e Territórios Turísticos 4,5 33 Mestre Marco António Noivo
Identidade e História de Portugal 5 36 Dr. António Silva
Herança Cultural e Tradições Portuguesas 4,5 33 Dra. Maria José Almeida
História da Arte em Portugal: Análise e Interpretação da obra de Arte 5,5 42 Prof. Doutora Helena Mantas
1ª Língua Técnica (Inglês ou Francês ou Alemão ou Espanhol) 7 51 Dra. Evelyn Sanches, Mestre Didier Sarnago, Dra. Rocio Penate
2ª Língua Técnica (Inglês ou Francês ou Alemão ou Espanhol) 7 51 Dra. Evelyn Sanches, Mestre Didier Sarnago, Dra. Rocio Penate
Totais 40,5 300  

Informação Adicional

O INP possui um centro de Investigação denominado Cigest que está essencialmente orientado para a investigação aplicada, procurando estabelecer uma forte ligação entre a teoria e a prática.

Para uma maior proximidade entre os estudantes e as empresas, o INP dispõem igualmente da DRIE - Direção de Relações Internacionais e Empreendedorismo.

Mestre Marco António NOIVO Guia-Intérprete Nacional, Licenciado em Turismo e Mestre em História da Arte, Docente do INP, coordenador e Guia dos Circuitos do INP
Drª Maria José ALMEIDA
Antropóloga, Guia-Intérprete Nacional, Docente
Mestre Helena MANTAS Técnica Superior do Museu de S. Roque e da Santa Casa da Misericórdia, Licenciada e Mestre em História de Arte, Doutora em História da Arte Contemporânea, Docente do INP
Dr. António SILVA Licenciado em História e professor especializado em História de Portugal.
Drª Evelyn CARNEGIE SANCHES (de Nacionalidade Escocesa) Professora de Inglês, Pós-graduada em Tour Guiding e Guia-intérprete Nacional.
Dr. Didier SARNAGO (de Nacionalidade Francesa)
Professor de Francês, Membro do Júri dos Exames Nacionais de Guias/Intérpretes, Formador credenciado da Escola de Hotelaria de Lisboa, Docente do INP.
Drª Elke SCHMID (de Nacionalidade Alemã)
Professora de Alemão e Docente do INP
Drª Yana POKRASS (de Nacionalidade Russa) Guia-intérprete Nacional, Pós-graduada em Tour Guiding
Drª Rocio PEÑATE (de Nacionalidade Espanhola)
Professora de Espanhol e Docente do INP

Disciplinas Avulsa

Possibilidade de inscrição nas várias Unidades Curriculares.

"A Pós-graduação em Tour Guiding deu-me as ferramentas necessárias para reforçar e orientar os meus conhecimentos. A objectividade dos conteúdos e a dedicação dos professores transmitiram-me a confiança necessária para enfrentar o futuro e, espero com sucesso, atingir os meus objectivos: tornar-me Guia Intérprete."
Andreia Swart Conceição, Guia-Intérprete Nacional, antiga aluna da Pós-Graduação em Tour Guiding
"Uma pós-graduação que, além da óptima preparação, marcou sem dúvida pela qualidade e profissionalismo dos docentes."
André Silva, Guia-Intérprete Nacional, antigo aluno da Pós-Graduação em Tour Guiding.

Contactos