Conferência Tourism Innovation Journeys

A progressiva competitividade entre destinos turísticos tem fomentado a criação e desenvolvimento de "marcas-destino" que pretendem realçar a sua atratividade através do aproveitamento turístico das suas características diferenciadoras.

Em Portugal, são várias as boas práticas ao nível da implementação de marcas-destino que têm como principal intuito a valorização dos recursos endógenos dos territórios que as compõem. Neste âmbito, o transporte fluvial assume um papel particularmente relevante na região atravessada pelo Rio Douro, não apenas na mobilidade da procura turística mas igualmente na valorização das suas experiências.

Neste contexto, pretende-se que no presente ano letivo tenha lugar a edição inaugural de uma iniciativa com o objetivo de valorizar o turismo de cruzeiros fluviais no Rio Douro, bem como os recursos turísticos das regiões que lhe são adjacentes. Esta é uma zona do país que, apesar de no panorama global não sobressair como uma zona turística capital, multiplica boas práticas, envolvendo as comunidades locais que lhe conferem excelência turística.

O projeto terá o seu arranque com uma conferência no Campus de Lisboa da ULHT. No entanto, o ponto alto desta iniciativa terá lugar num momento posterior, com a realização de uma viagem à região duriense durante a qual serão apresentados e avaliados os projetos desenvolvidos pelos estudantes do INP.

Convidamo-lo a conhecer o projeto no dia 5 de dezembro, pelas 14h30 no auditório Armando Gebuza do Campus Universitário (Campo Grande, 380-B, Biblioteca Victor de Sá)