Licenciatura Relações Públicas e Publicidade

Com uma tradição de mais de quarenta anos, a licenciatura em Relações Públicas e Publicidade do INP orienta a sua identidade pelos eixos da inovação, da responsabilidade, da necessidade de relacionamento humano e pragmatismo, que permite aos indivíduos do séc.

Duração / Créditos

Licenciatura 3 anos - 6 semestres / 180 ECTS

Coordenação

Prof. Doutora Paula Bela Rosa Luís Lopes

Informações

Provas de Ingresso

Uma das seguintes disciplinas:

  • 11 História
  • 13 Inglês
  • 18 Português

Apresentação do Curso

Com uma tradição de mais de quarenta anos, a licenciatura em Relações Públicas e Publicidade do INP orienta a sua identidade pelos eixos da inovação, da responsabilidade, da necessidade de relacionamento humano e pragmatismo, que permite aos indivíduos do séc.

XXI adaptarem-se aos mais diversos contextos, interagindo com eles na construção e manutenção de organizações e sociedades que garantam os objectivos do progresso individual e coletivo.

As estratégias de ensino da licenciatura assentam tanto na capacitação do rigor científico dos alunos, quanto no desenvolvimento das suas qualidades individuais e técnicas.

Deste modo, é posto ênfase na aquisição e desenvolvimento de competências estratégicas e de execução, permitindo uma maturação académica e técnica dos alunos de acordo com as expectativas pessoais, do mercado e da sociedade.

A licenciatura em Relações Públicas e Publicidade orientando-se a partir das necessidades que organizações, mercados e sociedade têm de indivíduos que façam a ligação entre si, permitindo a perceção estratégica do trabalho em Comunicação Corporativa, assim como o domínio das técnicas e das táticas que, integradas, permitem às organizações e às marcas dar resposta às solicitações dos seus diversos interlocutores.

A licenciatura em Relações Públicas e Publicidade orienta, desta maneira, o ensino e a aprendizagem da Comunicação Organizacional, a partir dos conhecimentos próprios das Ciências Sociais, bem como das necessidades de mercado, ao mesmo tempo que oferece espaços de rigor e criatividade orientados para o desenvolvimento de novas soluções que somente os espaços académicos podem oferecer.

Para além destes aspetos, a licenciatura em Relações Públicas e Publicidade do INP está integrado em redes internacionais de investigação e ensino das Relações Públicas e Publicidade, desenvolve estreitos relacionamentos com o mercado empresarial fazendo-o através de profissionais dos mais reputados do País nestas áreas e saberes.

Assim, a licenciatura em Relações Públicas e Publicidade assume-se como mais um dos vetores fundamentais na identidade do INP reafirmando continuadamente a relação entre o mundo académico e o tecido empresarial e contribuindo, deste modo, para um tecido social mais saudável e produtivo.

Objetivos

É eixo orientador a Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade, fornecer aos alunos conhecimentos que permitam aquando da obtenção do grau de licenciado, a competência necessária para o acesso ao exercício da actividade profissional, bem como aliar esse saber-fazer com disciplinas que despertem o aluno para a vontade de reflexão, abrindo deste modo o caminho para a continuidade de estudos de mestrado.

  • Preparação de indivíduos e respectiva capacitação técnica para o desenvolvimento do e no mercado de trabalho, em conjugação com posteriores fases de desenvolvimento técnico e científico dos alunos;
  • Desenvolvimento de metodologias técnicas e científicas que contribuam para o desenvolvimento das profissões na área das Relações Públicas e da Publicidade;
  • Integração de conteúdos com as posteriores fases de desenvolvimento de aprendizagem fornecidas pelo INP.

Competências

As competências que adquirem ao longo dos seis semestres de curso permitirão aos licenciados em Relações Públicas e Publicidade do INP apresentarem um domínio do processo de trabalho em Relações Públicas e do processo de trabalho em Publicidade.

A tónica posta em termos de tipologia de ensino predominantemente teórico-prático permite que estes diplomados apresentem ainda, competências em termos de trabalho em equipa, bem como conhecimentos dos processos académicos e científicos, mas também dos modos de trabalho empresarial.

A realização de um projecto ou estágio no último semestre da licenciatura permite a integração dos conhecimentos e competências adquiridas em espaço empresarial.

Saídas Profissionais

Os licenciados em Relações Públicas e Publicidade pelo INP têm um vasto leque de possibilidades de exercício da profissão, quer em Agências de Comunicação, Empresas de Organização de Eventos, Agências de Publicidade, Centrais de Planeamento e Compra de espaços/tempos publicitários, como Quadros Integrados em Departamentos de Relações Públicas, Comunicação ou Relações Externas, quer em empresas do sector privado, público ou quer em Organizações sem fins lucrativos.

Ligação do Curso à Investigação

A Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade reflete as mais inovadoras tendências de ensino na Europa, quer em termos de metodologias pedagógicas, quer em termos de conteúdos. Esta caraterística fica-se a dever a uma tradição que lhe é própria de presença em associações europeias e internacionais da área.

A EUPRERA – European Public Relations Education and Research Association é um desses exemplos. Com objectivos ligados ao ensino e investigação em Relações Públicas, define como sua missão assumir-se como um corpo dinâmico de inovação, investigação e produção de conhecimentos na área.

A ICA – International Communication Association, é outro dos exemplos em como a licenciatura em Relações Públicas e Publiciade vai buscar suporte em associações que se assumem como referência na área, produzindo investigação relevante.

EduProject – Projecto de investigação cujo objectivo é conhecer e analisar a oferta europeia em Relações Públicas e Comunicação, quer ao nível de licenciatura quer ao nível de mestrado. Na equipa de investigadores neste projecto de investigação o INP conta com a presença de um seu docente, bem como se assumiu como patrocinador principal.

Estrutura Curricular

As estruturas curriculares e os planos de estudos da Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade constam do Aviso nº8928/2009, publicado no Diário da República, 2ª série, nº84, de 30 de abril. Licenciatura Acreditada pela A3ES .

1º SemestreECTS
Fundamentos de Publicidade 6
Fundamentos de RP 6
Psicologia 6
Fundamentos de Gestão 5
Teorias e Modelos da Comunicação 5
Metodologias de Investigação Cientifica 2
2º SemestreECTS
Estratégias de Publicidade 6
Estratégias de RP 6
História e Cultura Contemporânea 6
Sociologia 6
História e Tecnologias dos Medias 6
3º SemestreECTS
Sociologia da Comunicação 6
Semiologia 6
Marketing 6
Criatividade e Processo de criação Publicitária 6
Métodos Quantitativos 6
4º SemestreECTS
Estudos de Mercado 6
Técnicas de Comunicação de Marketing 6
Relação com os Media 6
Especialidades de RP I 7
Direito da Comunicação 5
5º SemestreECTS
Relações Públicas e Sistema Político 6
Planeamento de Media 6
Comportamento do Consumidor 6
Especialidades de RP II 7
Protocolo 5
6º SemestreECTS
Gestão de Marcas 5
Atelier de RP e Publicidade 7
Reputação e Responsabilidade Social 5
Redes Sociais 6
Estágio/Projecto 7

Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade

862 licenciados entre 2002 e 2012 - 103 inscritos nos centros de emprego (11,9%)

Total INP

1458 licenciados no INP, dos quais 159 estão desempregados, igual a 10,9% desempregados. INP com uma taxa de empregabilidade de 89,1%