CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Comunicação Digital

Créditos | Duração

120 ECTS | 4 Semestres

Grau

Não confere grau académico, mas confere Diploma de Técnico Superior Profissional com qualificação grau 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Direção / Coordenação

Prof. Doutora Paula Lopes

Secretariado

Mestre Maria João Barbosa

Apresentação e objetivos do curso

O esgotamento dos meios tradicionais na comunicação, sobretudo em papel, tem levado as organizações a colocar os seus negócios nos novos suportes tecnológicos. Estes novos modelos de comunicação, em rede e num tempo real, têm permitido a interação de um número cada vez maior de participantes, que se transformam, simultaneamente, em agentes de comunicação ativos na difusão do conhecimento e da informação.

No entanto, os conteúdos para os novos suportes tecnológicos obedecem a regras e metodologias, unidas aos dispositivos, que alteram as noções clássicas de escrita e apresentação dos conteúdos. Sabemos hoje que a escrita e divulgação de conteúdos na web, qualquer que seja o objetivo, são suportados por técnicas próprias fundadas, sobretudo, nas materialidades da comunicação e nos sentidos humanos.

O CTSP em Comunicação Digital harmoniza o conjunto de saberes capazes de dotar os jovens, com interesse por esta área científica, de competências no uso de técnicas, dispositivos e conteúdos da organização a distribuir em plataformas hipermédia e multimédia.

O CTSP em Comunicação Digital tem como principal objetivo a formação de profissionais com competências nos domínios dos dispositivos tecnológicos e a sua utilização para a difusão, publicitação e informação do que de mais importante acontece e é oferecido pela estrutura empresarial.

Estudos Futuros

O CTSP em Comunicação Digital possibilita o prosseguimento para o ensino superior permitindo o acesso à licenciatura em Relações Públicas do Instituto Superior de Novas Profissões ou de outras Instituições de Ensino Superior Universitário.

Competências

O curso técnico superior profissional em comunicação digital visa preparar profissionais que, de forma autónoma ou integrados em equipa, tenham a capacidade de produção de conteúdos informativos e de comunicação orientados para a sociedade digital.

Este profissional é capaz de gerir a presença virtual da organização, intervindo ao nível da conceção de planos de comunicação, na implementação e gestão de canais de comunicação, sustentando a sua atuação nas potencialidades da world wide web, salvaguardando a ética e a legalidade.

Durante o processo letivo os estudantes adquirem competências nas diferentes áreas da comunicação digital implementando, em sala de aula e nos diferentes atelier, atividades de produção de conteúdos direcionados para o mercado digital, textuais e audiovisuais; composição desses conteúdos em plataformas informáticas (hardware e software específicos) requisitadas pelos principais meios de comunicação (telemóveis, computadores, tablets, etc); composição visual da informação nos ateliers de Informática e Computação.

Estas atividades fundamentam-se em unidades curriculares teóricas que possibilitam ao estudante os dispositivos próprios da decisão, seja no direito, na língua e nas organizações.

Destinatários

  1. Podem candidatar -se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais:
    1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
    2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto -Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos -Leis n.os 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro
  2. Podem igualmente candidatar -se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior
  3. Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com uma instituição que ministre ensino politécnico têm prioridade na ocupação de até 50 % das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso

Modelo de Ensino

Presencial

Equivalências

Este curso dá equivalência a unidades curriculares da Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade. Consulte a tabela.

Estrutura Curricular

Unidade CurricularAno CurricularDuraçãoHoras de ContactoCréditos
Teoria e Modelos da Comunicação 1º ano Semestral 45 5
Técnicas de Expressão Escrita 1º ano Semestral 45 5
Introdução à Computação 1º ano Semestral 45 5
Inglês Técnico 1º ano Semestral 45 5
Teoria Prática de Marketing 1ºano Semestral 45 5
Teoria e Prática de Publicidade 1ºano Semestral 45 5
Comunicação Interna; 1ºano Semestral 45 5
Cultura, Redes e Globalização 1º ano Semestral 45 5
Redação Web 1º ano Semestral 45 5
Jornalismo e Media Digitais 1º ano Semestral 45 5
Computação de Imagem Digital 1º ano Semestral 45 5
Web Marketing 1º ano Semestral 45 5
Gestão de Conteúdos Web 2º ano Semestral 60 6
Computação Multimédia e Interatividade 2º ano Semestral 60 6
Laboratório Audiovisual 2º ano Semestral 60 6
Projecto em Comunicação Digital 2º ano Semestral 120 12
Estágio 2º ano Semestral   30