CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Gestão Comercial e Vendas

Créditos | Duração

120 ECTS | 4 Semestres

Grau

Não confere grau académico, mas confere Diploma de Técnico Superior Profissional com qualificação grau 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Secretariado

Mestre Maria João Barbosa

Apresentação do curso

O Técnico/a Superior Profissional em Gestão Comercial e Vendas é o profissional qualificado para desenvolver as atividades do ciclo de desenvolvimento de vendas em empresas, potenciando as capacidades de negociação, elaboração de propostas, de deteção de oportunidades e de continuidade de negócio.

Estudos futuros

O acesso e ingresso dos titulares de um Diploma de Técnico Superior Profissional nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado realiza-se através de um concurso especial de acesso regulado por diploma próprio. Os titulares do respetivo Diploma têm ingresso com dispensa das provas de ingresso específicas e o fundamento da mesma, nos termos do n.º 8 do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, caso queiram prosseguir os estudos do 1º Ciclo, Gestão Comercial e Vendas no INP

Saídas profissionais

No final do curso, estarão preparados para o exercício de funções técnicas e de chefia, serão capazes de realizar, de forma autónoma ou integrados em equipas, as seguintes atividades principais:

  • Gerir e promover o uso de sistemas de informação de suporte à atividade comercial (CRM)
  • Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação
  • Organizar os espaços de enquadramento comercial, potenciando a orientação e exposição adequada aos clientes
  • Alinhar e desenvolver pipeline comercial de acordo com objetivos e estratégicas comerciais definidas
  • Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e/ou serviços e promoções
  • Garantir o enquadramento legal com a sua atividade comercial
  • Gerir atividades de relação comercial com o cliente através da identificação de necessidades e de portfólio de produtos e serviços da empresa
  • Gerir e acompanhar o desenvolvimento adequado de processos de pós-venda dos seus clientes
  • Desenvolver estudos de mercado
  • Realizar análises de adequação dos produtos e serviços a clientes existentes e potenciais
  • Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas
  • Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados

Condições de acesso

  1. Podem candidatar -se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais:
    1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
    2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas, destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, ao abrigo do disposto no Decreto -Lei n.º 64/2006, de 21 de março, alterado pelos Decretos -Leis n.os 113/2014, de 16 de julho, e 63/2016, de 13 de setembro
  2. Podem igualmente candidatar -se ao acesso aos cursos técnicos superiores profissionais os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior
  3. Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com uma instituição que ministre ensino politécnico têm prioridade na ocupação de até 50 % das vagas que sejam fixadas nos cursos técnicos superiores profissionais por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso

Metodologia de avaliação

O sistema de avaliação consta em regulamento próprio do Instituto e tem por objeto as competências profissionais que o Diploma de Técnico Superior Profissional certifica, compreendendo modalidades de avaliação formativa e de avaliação sumativa. A avaliação formativa incide em todas as unidades de formação, possui um caráter sistemático e contínuo e é objeto de notação descritiva e qualitativa.

A avaliação sumativa, que adota, predominantemente, provas de natureza prática, expressa -se na escala de 0 a 20 valores. Nas unidades de formação de índole teórica, a avaliação tem como referência o objetivo da formação que as mesmas visam proporcionar no quadro da aquisição das competências profissionais visadas pelos CTSP.

Horário previsto

Diurno

Equivalências

Este curso dá equivalência a unidades curriculares da Licenciatura em Gestão Comercial e Vendas. Consulte a tabela.

Estrutura Curricular

AnoDesignaçãoECTSHoras contato
1.º ano Língua Portuguesa 5 45
1.º ano Língua Inglesa 5 45
1.º ano Métodos Quantitativos 5 50
1.º ano Comportamento Humano nas Organizações 5 45
1.º ano Tecnologias de Informação e Comunicação 5 65
1.º ano Organização e Gestão 5 45
1.º ano Gestão Comercial 5 60
1.º ano Análise e Controlo de Custos 5 45
1.º ano Estudos de Mercado 5 45
1.º ano Economia 5 50
1.º ano Comportamento do Consumidor 5 45
1.º ano Princípios de Marketing 5 50
2.º ano Comércio Eletrónico 5 60
2.º ano Comunicação de Marketing 5 50
2.º ano Gestão da Força de Vendas 5 50
2.º ano Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda 5 50
2.º ano Técnicas de Negociação e Venda 5 50
2.º ano Direito dos Mercados 5 50
2.º ano Estágio 30